Teste de Estanqueidade

Teste de Estanqueidade é um neologismo que significa estanque, hermetico, “sem vazamento”, em inglês no-leak, ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

Muitas empresas realizam o teste de estanqueidade para averiguação de vazamento de gás em tubulações e reservatórios.

Teste de estanqueidade é então o método pelo qual se verifica a existência, ou não, de vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. O teste por diferença de pressão simples é o mais prático e eficiente que existe. Por meio da pressurização da tubulação de gás, com ar comprimido, observa-se por um determinado período de tempo se há ou não perda da pressão. Com o auxílio de um manômetro, é possível medir a quantidade de vazamento em litros/hora. Dependendo do valor mensurado, a tubulação de gás pode ser recuperada de maneira simples, rápida e de baixo custo, com a aplicação de resina, ou se o vazamento de gás for muito alto, é necessário que se elabore um projeto para a passagem de uma nova tubulação de gás.

Teste de estanqueidade em tubulação de gás.
A Projetecno engenharia com o eng  Mecânico Vinicius Costa Prates especialista em teste de estanqueidade em tubulação de rede de gás faz  De acordo com a IT 23 –  MANIPULAÇÃO, ARMAZENAMENTO, COMERCIALIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO (GLP)- item 5.5.8 Ensaio de estanqueidade onde a validade deste pode chegar até cinco anos.

teste-de-estanqueidade-salcas

5.5.8.1 Antes da utilização da central de GLP e para a renovação do AVCB, a rede de alimentação deve ser submetida a ensaio de estanqueidade com pressão pneumática de no mínimo 1,7 

MPa (17,33Kgf/cm2),  ou pressão hidráulica de no mínimo 2,55 MPa, por pelo menos 15 minutos, observando-se os demais requisitos das normas técnicas pertinentes.

Teste de estanqueidade e inspeção em tanques aéreos de combustível:

Fazemos inspeções e teste de estanqueidade em tanque aéreos de combustível para atendimento as normas brasileiras

Após os testes são emitidos laudos de aprovação com os dados técnicos e registros de informações pertinentes e a Anotação de Responsabilidade Técnica –ART.

Segurança do Trabalho? Deixa com a gente!

Somos especialistas em Segurança do Trabalho e contamos com uma equipe capacitada para atendê-lo.