Ergonomia

Análise Ergonômica do Trabalho

A Equipe de especialistas em ergonomia da Projetecno realiza o estudo ergonômico das condições do trabalho, aspectos biomecânicos e organizacionais de acordo com a demanda apresentada pela empresa, baseado na Norma Regulamentadora 17 (NR-17), Portaria n.º 3.751, de 23/11/90 do Ministério do Trabalho. A AET consiste em estudar os aspectos do comportamento humano (homem, máquina, ambiente e organização do trabalho) objetivando buscar a Produtividade, Qualidade, Segurança e Saúde dos trabalhadores. Para elaborar a AET, utilizamos ferramentas ergonômicas validadas, atuais e reconhecidas pelo Ministério do Trabalho.

  • Levantamento das Condições Biomecânicas
  • Levantamento das Condições de Organização do Trabalho utilizando Engenharia de segurança aplicada a Ergonomia
  • Descrição dos processos produtivos utilizando técnicas de Engenharia de Produção.
  • Entrevista semi estruturada com trabalhadores, supervisores e gerentes.
  • Observações dos trabalhadores em atividade, entrevistas, filmagens, aplicação de métodos semi-quantitativos, aplicação de questionários.
  • Levantamento de informações com filmagens e medições

O que é Ergonomia?

A palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis]. Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

A Análise Ergonômica

A Análise Ergonômica do Trabalho é um documento que mostra os riscos ERGONÔMICOS do objeto, do posto ou do profissional onde um dos destaques é a observação quanto ao atendimento das determinações da Norma Regulamentadora NR 17-Ergonomia, com relação a organização do trabalho.
A análise ergonômica é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados, cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda, esforços repetitivos.

Laudo Ergonômico

A perícia ergonômica pode ser executada por médico do trabalho, por engenheiro de segurança ou por ambos, de acordo com as necessidades de cada empresa. o Laudo Ergonômico, é um documento emitido como resposta à uma ou mais questões ergonômicas relativas à uma condição específica de trabalho em um determinado posto

Benefícios para a sua Empresa

Aprimoramento da Produtividade

Redução de Acidentes

Mais Disposição e Concentração

Prevenção LER/DORT

e muitos outros…

Ergonomia e o eSocial

O eSocial vem sendo implantado desde 2014 pelo Governo Federal e trazendo uma série de modificações no envio das informações trabalhistas e previdenciárias. Passa a cobrar obrigatoriamente o fornecimento de informações relativas aos riscos ergonômicos. Nossa AET é preparada de forma que sua empresa possa atender os requisitos conforme o eSocial.

Obrigatoriedade das empresas possuírem o Laudo Ergonômico

A Norma Regulamentadora – NR-17 – Ergonomia (Lei nº 6514/77 – Portaria nº 3751/90) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todas as empresas que admitam empregados que estejam expostos a riscos ergonômicos.

risco-levantameto-de-peso-nr-17---Ergonomia-BG

Entre em Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Telefone

Assunto

Sua mensagem